-
Arquitetos: TETRARC
- Área: 9129 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Stéphane Chalmeau
Ile Seguin-Rives de Seine: um grande projeto de renovação urbana no coração de Paris, distribuído por 74 hectares no terreno de antigas fábricas da Renault, incluindo a Ile Seguin. No coração de um desses três setores, o "Trapézio", encontra-se o macro-lote A5, composto por uma escola de ensino médio cuja previsão de entrega é 2018 - bloco A - e um conjunto de 110 apartamentos ao longo de sua borda sul - bloco B. Este bloco é composto por 110 flats para habitação de interesse social acima de um estacionamento subterrâneo de 2 pavimentos.
Na Rue Marcel Bontemps, quatro blocos de edifícios brancos com linhas claras e agudas que pretendem referenciar aos grandes palácios construídos por Baron Haussmann no centro da cidade, criam um efeito deliberativo ao erguerem sete pavimentos acima do chão. A combinação simultânea das diferentes aberturas na cobertura, níveis e o estilo palaciano, quebram as linhas retas da fachada do edifício.
Sua simplicidade é reforçada por uma característica extravagante: entre esses espaços, encontra-se um toque moderno na galeria tradicional. Utilizou-se a forma de uma trama intrincada, combinando passagens verticais que permitem o acesso aos apartamentos em cada pavimento e a entrada/galeria por apartamento. Estas torres são ícones para o distrito, mostrando a importância de espaços externos privados na cidade moderna ao fazê-las espetaculares e divertidas. Como no subúrbio de Plessis-Robinson e as pequenas cabanas residenciais entre as árvores dos cafés ao ar livre do início do século 20, você é levado de volta para casa com o que, inevitavelmente, tornou-se a característica marcante do edifício. A identidade inusitada criada por estas entradas/galerias que garantem privacidade aos moradores, é atingida por meio do uso de alumínio rebitado entrelaçado: a suavidade da forma, força construtiva e qualidade do material: uma série de alusões à história industrial da região, sem pautar-se em uma reminiscência histórica nostálgica. A pura e simples alegria de viver aqui é revelada pela simplicidade e qualidade do edifício.
Por trás dessa fachada, onde se junta à futura escola de ensino médio no bloco A, há uma outra referência ao urbanismo de Paris nessa área específica da cidade: a via privada, delimitada por residências familiares ou centros residenciais do plano. Aqui, existem quinze propriedades em um edifício de apartamentos em três pavimentos, além de lofts, oferecendo um ambiente urbano mais recluso e silencioso que é animado pela tipologia externa que se estende das galerias, as quais são parcialmente abertas e privadas com espaços entre si revestidos em madeira, que revela o ciclo de luz e sombra com o passar do dia.
Estes dois projetos na quadra são separados por um caminho em zig-zag intercalado com uma distribuição de vidoeiros-brancos. Os edifícios estão conectados por uma varanda na face leste, uma conexão que deixa 2 pavimentos abertos. Para refletir a natureza introspectiva do centro da quadra, o jardim é acessado por corredores que cruzam a Rue Marcel Bontemps. Deve-se atravessar para chegar aos diversos tipos de escadas no edifício estreito e ao final do plano. As vistas são continuamente construídas: do céu revelado entre as inclinações da cobertura, da pista leste-oeste ao final do lote, dos corredores e galerias que revelam pequenas frestas de visão da rua: apesar da óbvia e perceptível densidade, estas janelas permitem que de dentro do bloco seja possível observar o entorno externo ao edifício.
Com espaços internos e externos de qualidade para todos, uma variedade de projetos arquitetônicos e diversos tipos de apartamentos, tem-se uma proposta generosa para inquilinos com rendimentos modestos. Pensando em um desenvolvimento no entorno integrado ao terreno, os edifícios do bloco A5B proporcionam aos residentes um ponto de referência cultural, estético e local, o que estimula a continuidade de um projeto mais longo acompanhado da reflexão a respeito de novos empreendimentos de habitação de interesse social.